GUERRA À DENGUE: Jardim Paulista recebe nebulização nesta quinta-feira (2)
- Samuel Rodrigues

- 2 de out.
- 1 min de leitura
O bairro Jardim Paulista, na Zona Norte de Mogi Mirim, vai receber nesta quinta-feira (2) uma operação de nebulização costal contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A ação, coordenada pela Vigilância Ambiental (VA), ligada à Secretaria da Saúde, é uma medida emergencial para reduzir a presença de mosquitos adultos e evitar uma nova epidemia da doença no município.
De acordo com a gerente da Vigilância em Saúde, a médica veterinária Vivian Delalibera Custódio, a nebulização tem como principal objetivo diminuir rapidamente a população de mosquitos já em fase adulta. “Com menos mosquitos contaminados circulando, conseguimos reduzir o risco de transmissão da doença e preparar a cidade para a chegada da temporada de chuvas”, explicou.
A técnica consiste na aplicação de inseticida com um equipamento semelhante a uma mochila, borrifando o produto em áreas externas das casas, como quintais, corredores, garagens e terrenos. A medida é eficaz para eliminar o mosquito adulto, mas não atinge os ovos ou larvas. Por isso, a participação da população é essencial. “Se os moradores não eliminarem os criadouros de água parada, a dengue pode voltar com força assim que as chuvas começarem”, reforçou Vivian.
A operação poderá ser adiada em caso de chuva, sendo retomada no próximo dia seco.Na última semana, os bairros Jardim Primavera, Vila São José e Aterrado, na Zona Sul, já receberam a ação de nebulização. Juntos, esses locais concentram a maior parte dos casos de dengue registrados recentemente.
Em 2025, Mogi Mirim contabilizou quase 12 mil casos da doença, com 12 óbitos confirmados. O município segue em alerta para evitar uma nova onda de contaminação em 2026.






Comentários