Estado de SP cria selo de certificação para produtos artesanais
- Samuel Rodrigues

- 5 de set. de 2024
- 1 min de leitura
A cadeia de produtos artesanais do Estado de São Paulo ganhou um selo de certificação que garante, para além da segurança de consumo, o alto valor agregado dos produtos artesanais.
O lançamento ocorreu em Campinas, durante a celebração dos 26 anos da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo.
O Selo de Qualidade dos Produtos Artesanais de São Paulo será composto por quatro dígitos, seguindo uma ordem sequencial e cronológica de obtenção do registro de produto junto ao Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (CIPOA). A iniciativa visa incentivar o desenvolvimento da cadeia produtiva dos produtos artesanais, concedendo o selo de forma gratuita. O selo pode ser incorporado ao rótulo comercial do produto artesanal.
Enquanto o registro no SISP oficializou a profissionalização dos produtores artesanais, gerando novas oportunidades de mercado, o selo de Qualidade deve agregar valor aos produtos, destacando a alta qualidade empreendida nos artesanais.
Atualmente, já são 115 estabelecimentos artesanais registrados no SISP Artesanal nas cadeias de carne, de mel, de ovos, de pescados e de leite, colocando SP como o 2º estado com maior número de estabelecimentos artesanais, e com a expectativa de atingir a primeira posição nos próximos meses.
SISP Artesanal
Com a atualização da legislação de registro dos produtores artesanais, em 2023, o número de estabelecimentos registrados cresceu significativamente. A média de registros emitidos por ano antes de a legislação ser atualizada era de menos de dois estabelecimentos por ano. Após a modernização, o número, no mesmo período, chegou a 60 estabelecimentos.






Comentários